Novembro Azul

5 fatos sobre o câncer de próstata que você não sabia. Exame de toque ainda é tabu

Urologista dá algumas orientações para a prevenção da doença.

30/10/2019 19h42Atualizado há 1 mês
Por: Redação

Novembro, mês da conscientização contra o câncer de próstata, está aí. O urologista Alex Meller, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), dá algumas orientações para a prevenção da doença.

Sintomas: Para início de conversa, o urologista disse que o câncer de próstata não apresenta sintomas e, raramente, quando isso acontece, o tumor já está em estado grave. Ele citou dificuldade de urinar e dores fortes na bexiga – por conta do tamanho do tumor. Fique atento!

Tabu desnecessário - O exame de toque, um dos mais eficazes na hora de detectar o tumor no paciente, ainda é um tabu. O urologista contou ao Quinto que as mulheres – sim, as mulheres – são as que tomam a iniciativa e convencem os homens a passarem pela consulta.
 
Alguém da família já teve? O médico afirmou que se o homem tiver alguém da família – principalmente do lado paterno – que tenha tido o câncer de próstata, deve começar a fazer o check-up a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50. Combinado?
 
Tem colesterol alto? Cuidado! Pouquíssima gente sabe, mas manter o colesterol estabilizado pode ajudar a prevenir o câncer na próstata, sim! Inclusive, o urologista Alex afirmou que pacientes que têm o câncer e mantêm o colesterol controlado tem uma diminuição considerável na gravidade do câncer.
 
Essa você não sabia! O sexo pode diminuir as chances do homem ser uma das vítimas da doença. É o que ressalta o médico urologista Alex Meller. Ele explica que, apesar de a eficácia do sexo não ser totalmente comprovada, esse é o tipo de terapia que não tem contra-indicação! Então, não custa tentar! 
 
Gostou das dicas? Então bora colocar todas elas em prática no nosso dia a dia, pois para mudarmos o mundo, precisamos ter saúde. Não deixe de compartilhar estas dicas com seu amigo, seja pai, filho, amigo, irmão ou namorado.
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
VEJA TAMBÉM
Ele1 - Criar site de notícias