Feira importante

De 2 a 10 de novembro: Artesãos de locais atingidos por rompimento de barragem expõem trabalhos em Feira Nacional no ES

São expositores de MG e ES que participarão do evento,

02/11/2019 17h47Atualizado há 1 mês
Por: Redação

Artesãos de comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), ocorrido em 2015, terão a oportunidade de expor seus produtos na Feira Nacional de Artesanato do Espírito Santo, a ArteSanto, que acontece nos dias 2 a 10 de novembro, na Praça do Papa em Vitória.

Ao todo, 13 representantes de grupos de artesanato e produtos artesanais do Espírito Santo e de Minas Gerais farão a exposição e comercialização de seus produtos no evento, tais como doces, bichos de pelúcia, bolsas, flores de EVA, bordados, crochês, almofadas, peseiras, toalhas de mesa, sousplat, carteiras, chaveiros, panos de pratos, sacolas, cangas e mantas.

O analista do Programa Socioeconômico da Fundação Renova, Kadio Serge Aristide destacou o apoio aos artesãos. "Além de exporem os seus produtos, os artesãos poderão mostrar toda a trajetória do processo de reparação desenvolvido através de capacitações, investimentos, desenvolvimento de marca e produtos, abertura de novos mercados, entre outras ações que são apoiadas pela Renova", disse.

Uma das expositoras, a doceira e administradora da fábrica de produtos naturais e artesanais, Doces Artesanais Ilha da Fantasia, Márcia Frederico de Almeida Percílios falou sobre a expectativa de participar do evento pela primeira vez. "A nossa expectativa está muito grande e bem positiva para participar de um evento importante como esse. Teremos uma grande variedade de produtos que vamos apresentar e comercializar para que as pessoas conheçam o nosso trabalho", disse.

Através da iniciativa da Fundação Renova em parceria com a Brazil Foundation, por exemplo, Márcia Percílios teve o projeto selecionado para investir na fábrica. "A nossa empresa está há 28 anos no mercado e começou a partir de uma necessidade dos meus pais complementarem a renda da nossa família. Um tempo depois, investimos e conseguimos formalizá-la. Hoje, a empresa se tornou a principal renda da família. E após sermos selecionados no projeto, já conseguimos adquirir equipamentos, aumentar a produção e a renda familiar. Agora, já temos planos para expandir nossas vendas e atender o nosso estado e outros também", completou.

Sobre a Feira

Criada em 2013, pela Iamonde Design de Eventos, a Feira ArteSanto tem como objetivo incentivar e promover o turismo no Espírito Santo através do artesanato. A feira conquistou seu espaço no segmento, tornando-se uma referência no Espírito Santo e uma das maiores do país.

A iniciativa também envolve outros setores da economia criativa e solidária, através do incentivo ao cooperativismo e associativismo. Alguns exemplos são o agroturismo, a agricultura familiar, e os produtos regionais, como o café, a cachaça e as flores.

Evento:

Feira Nacional de Artesanato do Espírito Santo- ArteSanto

Data: 2 a 10 de novembro de 2019

Local: Praça do Papa (avenida dos Navegantes, s/n, Enseada do Suá, Vitória/ES). Entrada gratuita.

Horários da feira:

Sábado e domingo – de 10 às 22 horas

Segunda à sexta-feira – de 16 às 22 horas

10 novembro (último domingo) – de 10 às 21 horas

Sobre a Fundação Renova 
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016. Fonte: Fundação Renova

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
VEJA TAMBÉM
Ele1 - Criar site de notícias