Matemática

Professora faz a diferença, e alunos (agora) adoram aulas de Matemática em escola de Linhares

Até humor entrou na dança das operações durante projetos da professora.

28/11/2019 08h14Atualizado há 1 semana
Por: Redação

Uma professora da rede pública municipal encerra 2019 em clima de “fazer a diferença” em Linhares. Kátia Pereira Campos Moreira, que dá aula de Matemática na escola Zeferino Batista Fiorot, localizada às margens da Rodovia BR-101, no bairro Santa Cruz, encontrou uma maneira divertida e com surpreendentes resultados para ensinar os alunos.

E assim, meninas e meninos que antes não demonstravam interesse pelas contas de somar, dividir, subtrair e multiplicar, e pelos problemas que dependem das referidas operações para a solução, agora surpreendem e simplesmente adoram quando chega a hora da aula de Matemática.

Kátia mentalizou nos meses de outubro e novembro desenvolver projetos. Assim, a professora desenvolveu cinco ideias para ensinar geometria e porcentagem aos alunos do 6º ao 8º ano, em que ela leciona.

A confecção de pipas (ou papagaios), envolvendo a geometria fez com que os alunos aprendessem sobre medidas e formas geométricas, tais como, ponto, reta, quadrado, triângulo, retângulo, losango entre outros.

Jujubas, aqueles doces gelatinosos, comum em festas infantis, foram utilizados para aprender porcentagem. Um mercadinho dentro da sala, onde os alunos poderiam adquirir os materiais se acertassem qual era o valor correto de desconto, foi outro ponto positivo na ideia que Kátia desenvolveu.

Mas os projetos não pararam por aí: A confecção de obras de pintura (quadros), do artista Romero Britto, mostrando a matemática, está presente no dia a dia, inclusive na arte; Um teatro da escolinha do professor Raimundo, com assuntos de matemática e ciências, mostrou que com o humor também é possível ensinar e aprender matemática.

Kátia é professora da rede municipal de ensino desde 2010. Ela considera que nada é possível sozinha, e agradeceu a diretora do estabelecimento, Maria Aparecida e toda equipe gestora, nos esforços para aquisição dos materiais e apoio necessário. Mas destacou mesmo foram as alunas e alunos, que se empenharam ao máximo e desenvolveram  trabalhos dignos de aplausos.

36comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
VEJA TAMBÉM
Ele1 - Criar site de notícias